Avançar para o conteúdo principal

Compreensão e Tolerância

hilarion A Conquista da Liberdade

Amados filhos da Terra,

Meus irmãos:

Muitos homens pensam que a compreensão é tolerância, ou vice-versa. No entanto, existe uma grande diferença entre compreender e tolerar. A compreensão e a tolerância são Virtudes Divinas de grande auxílio no aperfeiçoamento humano.

Compreensão, para quase todo mundo, é julgar que um fato, um comportamento, uma atitude que encontrou ressonância em seu interior e que está claro e definido teve o beneplácito de sua compreensão.

Na verdade, a compreensão pregada pelas Leis Divinas não envolve a razão como juiz mas, sim, os ditames do amor. A Compreensão é o fruto de um amor profundo que, menosprezando o lado negativo da questão, do comportamento e dos fatos, encontra sempre o lado positivo, daí desculpando e entendendo uma ação tida como incompreensível.

Nada existe que não se possa compreender. Se todos os seres possuem em si o Deus Interior e foram feitos "à imagem e semelhança de Deus", basta que se consulte pela meditação e quietação dos sentidos, a voz silente de Deus em nós todos. Se entrarem no silêncio da meditação encontrarão a compreensão total, porque Deus é Amor-Compreensão! Compreensão não é tolerância, embora a Compreensão leve à Tolerância, uma vez que se obtenha a orientação segura, a orientação Divina.

A Tolerância é uma virtude que tem grande mérito porquanto envolve outras mais como caridade, paciência e humildade. A tolerância de que falo é aquela que se deve dedicar a fatos, comportamentos e atos que, aparentemente e no primeiro momento, parecem procedimentos irracionais, monstruosos, errados e imperfeitos, quando não imperdoáveis.

Antes de se tomar uma posição condenatória é preciso que se encontre, pela meditação, os motivos reais que pudessem ter norteado tal procedimento inexplicável! Tenha muito cuidado e lembre-se: "não julgueis para não serdes julgados". O verdadeiro juiz é Deus. As raízes dos acontecimentos que rodeiam a humanidade são profundas e inúmeras. Tudo o que ocorre tem a sua razão de ser, seja pela vontade de Deus ou pelo peso do resgate de culpas passadas.

Se não se é capaz de saber qual a raiz do todo, o acertado é que se aceite com amor, que se tolere o que se julga errado. Na decisão de tentar compreender, exercita-se a humildade, pois se põe a questão nas mãos do Todo Poderoso, sabendo-O capaz de tudo entender e saber! Quem ama de verdade, com o amor Divino, compreende e tolera com humildade, dada a sua incapacidade de ser juiz. Antes de emitir um conselho visando a dar um meio melhor de viver e atuar, analise-se, coloque-se na mesma situação que não aceita ou condena.

Verá como é difícil a tarefa! Daí, chega-se à conclusão de que o Amor é o melhor caminho para se viver em Paz, Compreendendo, Tolerando com humildade, à semelhança de Francisco de Assis. No "Amai-vos uns aos outros" está a esperança de dias mais venturosos.

EU SOU
HILARION

Comentários

Enviar um comentário

Postagens mais visitadas

As Glândulas Endócrinas (tabelas)

Glândula Hormônios Estrutura Química Principais Efeitos Regulação Hipófise (Lobo posterior) Oxitocina Peptídeo Estimula a contração das musculaturas do útero e das glândulas mamária Sistema nervoso Lobo posterior Antidiurético Peptídeo Promove a reabsorção de água pelos rins Osmolaridade do sangue Lobo anterior Somatotrofina Proteína Estimula o crescimento geral do corpo; afeta o metabolismo das células Hormonas do Hipotálamo Lobo anterior Prolactina Proteína Estimula a produção e a secreção do leite Hormonas do Hipotálamo Lobo anterior Folículo estimulante Proteína Estimula os folículos ovarianos nas fêmeas e a espermatogênese nos machos Estrógenos no sangue; hormonas do hipotálamo Lobo anterior Luteinizante Proteína Estimula o corpo amarelo e a ovulação nas fêmeas e as célula intersticiais nos machos Progesterona ou testosterona; hormonas do hipotálamo Lobo anterior Tireotrofina Proteína Estimula a tireóide a secretar seus h

Glândula Pituitária

2. A GLÂNDULA HIPÓFISE OU PITUITÁRIA [OU CASA DA INTELIGÊNCIA] A hipófise, também chamada de glândula “mestra” do organismo, é um órgão pequeno, tendo no homem o volume de uma pequena noz, pesando por volta de 0,6g. Situa-se no interior da caixa craniana, numa depressão óssea chamada sela túrcica. Ela coordena o funcionamento das demais glândulas, porém não é independente, obedece a estímulos do hipotálamo. A hipófise é formada de três partes: A hipófise anterior ou adeno-hipófise, hipófise intermediaria e hipófise posterior. A atividade das células hipofisárias e a emissão das suas hormonas no sangue estão sob o controle de centros nervosos situados na base do cérebro, na região denominada hipotálamo. As relações entre as duas estruturas se faz por intermédio de substâncias químicas: os fatores de liberação, ou “releasing factors”, secretados por alongamentos de células especializadas do hipotálamo. Das sete hormonas produzidas pela adeno-hipófise, quatro exercem sua ação po

O que é o Irdin?

Irdin é a Língua dos Anjos, a Língua das Esferas, o idioma que comunica a todos os seres a partir da Quinta Dimensão de Conciência. É a Linguagem Universal que suas almas conhecem e falam para além do corpo etérico e do Centro da Vontade. O Irdin é falado em sonhos. Responde à língua que qualquer Ser de qualquer dimensão pode elaborar graças ao uso da sua Mente. Cada um de vocês utiliza com absoluta perfeição este idioma dinâmico, ainda que não tenham consciência disso. O reconhecimento se dá espontaneamente, uma vez que o Ser toma contato com a sua Essência. É a primeira manifestação desta conexão íntima, nem por isso a única, nem por isso excludente. Molda uma evidência tangível da comunicação com a Fonte. É um dom inato que acompanha o próprio Despertar. O Irdin se manifesta em blocos de idéias: cada uma das representações que o compõem pode ser reproduzida por meio de símbolos, fonemas, cores, tons ou a idéia em si. O Irdin pode expressar um pensamento, fato ou ação em u